segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Laerte e o fim do dualismo

Sei que o assunto já foi mais que explorado pela mídia, mas considero Laerte "a" personalidade de 2010. Sua postura colocou muita coisa em questão. Não, sua postura colocou muita coisa importante em questão.
Muito além da sexualidade, ele tocou em um ponto que devemos nos atentar: o dualismo. Estamos acostumados a pensar e agir de forma dualista e isso é, na minha opinião, um entrave para uma transformação social de fato. Se antes pensávamos, para começar com a bola levantada por Laerte, em dois sexos, depois de muita luta pelo reconhecimento da homossexualidade passamos de um dualismo a outro. Do masculino versus feminino fomos para... o homossexual versus heterossexual. Simples assim, dualista assim, preto no branco assim. Pobre assim.
Daí vem Laerte e coloca o dedo na ferida.
Da mesma forma agimos em diversos outros campos, por exemplo, como no caso eleitoral. Ou se era Dilma ou se era Serra, ou se era PT ou se era PSDB. Quanta falta de imaginação. Quantas mil vezes eu criticava a Dilma e tinha sempre que terminar obrigatoriamente com a frase: critico Dilma, mas não apoio Serra. Trata-se de uma idéia muito pobre de escolha como que derivada entre a velha e inexistente batalha entre o bem e o mal, entre democratas e republicanos, zzzzzzzzzzzzz...
Dualismo dá sono, empobrece o debate e enfraquece a possibilidade de mudança. O que me surpreende é que a sociedade brasileira tem todos as razões de romper com o dualismo: não somos pretos nem brancos, não somos centro e tampouco periferia; não jogamos basquete, mas futebol (o esporte menos dualista de todos, pois há sempre a possibilidade de ninguém ganhar e mesmo dos dois times perderem). Mas, ainda assim, recaímos sempre no comportamento hegemônico do dualismo... observemos isso e nos transformemos: há muitas opções para tudo neste mundo, o ser humano é improvável, imprevisível e surpreendente, não recaiamos na chatice da previsibilidade.

Dualistas de todo o mundo, imaginem!


2 comentários:

Fernanda disse...

Vc pode tb ser PMDB e logo, ser tudo ao mesmo tempo. :)

Cláudio Ribeiro disse...

Você pode, inclusive, ser isso, Fê!
;P

rsrsrsrs